Visto de estudante/Studant Visa – Tudo o que você precisa saber.

Se você tem dúvidas sobre tirar o seu visto de estudante no Brasil, ou mudar o seu status de turista para estudante aqui nos Estados Unidos, e saber qual a diferença, qual a melhor opção, e o que você realmente precisa. Então esse post é pra você.

Eu resolvi escrever essa matéria sobre visto de estudante, pois quando cheguei aqui, apesar de ter algumas informações, eu ainda tinha uma porção de dúvidas, muitas elas bobas que as vezes nos prendem a simplesmente agir e acabam nos prejudicando, quando o processo é muito mais simples. Pra isso eu conversei com escolas e conhecidos que passaram pelo processo e muitas pessoas capacitadas que trabalham apenas e diretamente com qualquer tipo de processo de imigratório. Eu tive ainda algumas dúvidas, pois no geral, as pessoas querem dinheiro, e as informações completas surgem apenas quando você paga para fazer o processo, no entanto eu sempre quis me informar muito bem antes de agir. Então hoje com meu visto de estudante aprovado, no caso, minha mudança de status, já que eu fiz a mudança aqui nos Estados Unidos, eu posso contar a diferença, as vantagens, e tudo o que você precisa fazer.

Primeira coisa!

Se você realmente vem estudar, tire o seu visto de estudante no Brasil.

Qual a diferença?!

Você vai precisar praticamente das mesmas coisas em relação a documentação, terá que ver do Brasil a escola que irá estudar, comprovar um valor X, e a diferença é que tirando o visto de estudante no Brasil, você tem uma resposta imediata, como quando tiramos nosso visto de turismo, você já sabe se deu certo ou não. Sendo assim, mediante a aprovação, quando chegar ao Estados Unidos, será para começar a estudar, e pronto.

A dúvida maior surge quando as pessoas vem para imigrar, e o visto de estudante vira uma consequência para obter a permanência legalmente no país com um tempo de duração maior. Então se você pretende imigrar no país, ou passar um tempo indeterminado até que saiba se realmente fica ou volta, venha com o visto de turismo.

Porque?!

Imigrar é começar uma vida nova no escuro. Mesmo que você já tenha viajado bastante, começar uma vida nova em um outro país é completamente diferente de passear. Você precisa de tempo para procurar casa, trabalho, abrir conta, comprar carro, se estabilizar, ter uma fonte de renda, porque o dinheiro com o qual você veio, vai acabar! Se você tira o seu visto de estudante no Brasil é bom pleo fato de chegar com a cabeça tranquila, já com um tempo de permanência maior e sem ter que se preocupar e o melhor de tudo é que nas férias você PODE VISITAR O BRASIL. No entanto, muitas escolas você precisa obrigatoriamente estudar de segunda à quinta-feira em tempo quase que integral, algumas são de 9am até as 4pm, outras de 9am até as 2pm. Isso dificulta na escolha do trabalho e então você fica mais limitado. Outras você tem a possibilidade de estudar duas vezes na semana, o que é melhor, mas ainda sim, será durante a semana, e dependendo do seu trabalho isso pode prejudicar já que são duas vezes na semana de 9am até as 8pm. É muito difícil encontrar escolas com aulas apenas nos finais de semana, e tirando pelo Brasil é bem difícil conseguir se encaixar nessa turma.

Então quando você muda o seu status já nos Estados Unidos, você ganhou alguns meses para se organizar com tudo o que precisa e encaixar a grade da escola na sua rotina, além do que, o processo nos Estados Unidos pode levar até 1 ano para sair, com isso você ganha mais tempo ainda dentro do país, se mantendo legal, enquanto aguarda a aprovação do seu status, e pode viver, trabalhar, fazer mais dinheiro para pagar sua escola. O lado ruim, é que quando você muda o seu status nos Estados Unidos, você não pode sair do país nem nas férias. Se você sair do país o seu visto é cancelado automaticamente, e você precisa comparecer as aulas, pois se não o seu visto também é cancelado. No geral pode ter apenas 2 faltas por mês, e é quase sempre necessário justificar.

Porque é bom ter o visto de estudante?!

Além de manter um status legal dentro do país, você pode tirar através da escola a sua drive, o que não são todos os estados que dão para imigrantes, e também pode conseguir tirar o seu Social Security. Muitas pessoas perguntam qual a maneira de conseguir um Social nos Estados Unidos. Essa é a maneira! A drive contém todas as suas informações e você não tem mais necessidade de andar com passaporte. É o documento totalmente legal dos Estados Unidos para fazer tudo dentro do país, e o Social é tipo nosso CPF no Brasil. E com ele você faz absolutamente tudo. Trabalha em qualquer lugar, tira empréstimo, compra casa, financia, pode comprar carro diretamente de concessionaria, que sem o Social você não pode fazer, e a taxa de juros para carros financiados para quem tem Social é de 0%.

Quanto tempo dura o visto de estudante?!

1 ano, podendo ser renovado para mais 1 ano ao final do seu prazo. Você vem e estuda inglês que para quem não é fluente, é muito bom, pois realmente o inglês será necessário aqui e fará muita diferença na sua vida e em seus trabalhos. Mas você pode aplicar o visto de estudante para algum curso técnico ou até graduação. A diferença será o valor necessário para comprovar que será muito mais alto. Então fazer um curso de inglês acaba sendo uma opção mais barata de manter o visto. Pelo menor por um tempo.

Quanto $$ eu preciso ter para aplicar para o visto de estudante?!

O valor vai depender da escola que você aplicar. Primeira coisa, não são todas as escolas que você pode aplicar o visto de estudante que se chama F-1. Você primeiro terá que pesquisar e analisar a escola no estado que você irá, e ver quais escolas fazem a mudança de status para então definir a sua escola. A média que as escolas pedem para comprovar em conta é de 11 mil dólares à 18 mil dólares. Se você tiver esse valor em uma conta aqui dos Estados Unidos, você pode responder por você, ou você precisa ter esse valor convertido no Brasil. Se você não tiver esse valor, você pode procurar por um Sponsor.

O que é um Sponsor?!

O Sponsor será uma pessoa qualquer, não importa se é amigo, vizinho, família ou desconhecido. Essa pessoa irá apenas comprovar o valor por você, como se ela fosse ser a responsável por todas as suas despesas nos Estados Unidos já que teoricamente você não pode trabalhar, então pra eles ou você precisa ter o dinheiro total para estar aqui esse 1 ano, ou alguém precisa ter por você. Mas o seu Sponsor na real, não gastará um centavo, não responderá por nada caso você não vá às aulas, ou não pague a escola, a consequência disso será o seu visto cancelado. Ninguém vai entrar em contato com o seu sponsor ou pedir o dinheiro dele. O seu sponsor então funciona como um “patrocinador” para a escola, e ele comprova isso tendo o valor nos 3 últimos extratos bancários e uma carta que a própria escola te passa o que deve ter escrito, então nela vai o endereço com nome completo do sponsor e a assinatura dele.

Dependentes!

Primeira coia e dúvida de muitos. O Sponsor pode ser sponsor de quantas pessoas ele quiser e forem necessárias, isso não implica em nada. Um mesmo sponsor pode comprovar pra você e sua namorada (o), amigos, ou outras pessoas que não tenham nada a ver com você. Segunda coisa, se você é casado (a), você pode colocar a pessoa como seu dependente nesse visto, então a escola exigirá além dos documentos do seu conjugue, que o seu sponsor comprove em torno de uns 3 mil dólares a mais no valor que eles pedem pra uma pessoa. A vantagem é que o conjugue mantém o status e não tem a obrigação de estudar como a que você tem.

Qual o passo à passo e os documentos que vou precisar?!

Primeiro você escolhe a escola, com eles você já fará o processo todo. Eles mesmo vão preencher o F-1 e o I-94 que são os documentos necessários para alterar o seu status mediante a imigração. Fora isso você contacta o seu sponsor e pede os documentos atualizados. A escola pede os extratos e a carta de sponsor com o valor necessário. Eu recomendo junto colocar os 3 últimos contra-cheques e o comprovante de rendimentos daqueles que o banco manda pelo correio, ou se a pessoa tiver também alguma aplicação. Eles analisam muito o valor, e isso é que poderá fazer diferença entre sua aprovação ou não.

Então vamos lá:

  1. International Student application (F-1). (vou colocar abaixo uma foto do meu para quem tem dúvida de como é esse documento. A escola é quem fornece o F-1.
  2.  Uma cópia do seu passaporte válido, e do do seu dependente se for o seu caso.
  3. Os extratos e tudo que comprove o valor que a escola pede.
  4. Se você for colocar um dependente, precisa do certificado de casamento e nascimento.
  5. A cópia do seu I-94 que a escola mesmo irá tirar pra você, e se for o caso do seu dependente também. (O I-94 é um comprovante que mostra o seu status atual no país com a data de vencimento do seu visto e o dia que entrou no país).
  6. Carta do sponsor para a imigração.
  7. Carta sua para a imigração, dizendo os motivos pelos quais você quer mudar o seu status.
  8. Money Order de $370 taxa da imigração para envio do processo.

FE2D31F3-6013-4988-8F6D-D921646ED20D

(imagem do meu F-1 com os dados da escola etc.)

Quanto você gasta para dar entrada na mudança do seu status?!

$300 dólares para a escola referente a mudança do status

$490 para USCIS

Esses valores podem alterar de acordo com a sua escola, estou dando esses valores com base na escola que eu fiz. Que deu o valor exato de uma mensalidade, no caso da minha, custa $750 dólares por mês. Simmmmm, surrealmente cara, eu acho.

$370 taxa da imigração. Essa é imposta pela imigração, quando eu fiz alguns meses atrás ela custou $290 dólares, e hoje essa taxa aumentou para $370,  essa taxa você precisa ir até um lugar tipo Money Gram que existe em qualquer canto do Estados Unidos e pedir uma Money Order para imigração no valor de $370. É o tipo de documento que você não pode perder, pois ele é que comprova o envio dos seus documentos e que foi pago, caso algo dê errado. Eu não sei de quanto em quanto tempo essa taxa pode alterar, mas é sempre bom checar antes com a escola, ou no caso de você estender o seu visto, ver se teve alguma alteração, pois se for com o valor errado, eles devolvem o seu processo.

C22A2D46-B7F2-4E69-BDA0-E36A54D9A8A0

(Recibo da Money Order paga com a data).

Além disso, todo o seu processo após ter feito tudo com a escola, é você mesmo que envia para a imigração. A escola lhe passará o endereço e você colocará tudo dentro do envelope e fará o envio, então gastará com a taxa do correio também. Uma média de $20 dólares.

Qual o valor da mensalidade?!

Muda de escola para escola, mas uma escola barata custará em torno de $350 dólares por mês, não menos que isso, algumas que pesquisei custam em torno de $500, no entanto eram obrigadas a estudar todos os dias da semana, por isso optei por essa que o valor é mais alto $750.

Com quanto tempo eu preciso dar entrada na mudança de status?!

Quando você fizer 4 meses de visto de turista, é o prazo ideal para começar a agir, levantar todos os documentos e escolher a escola, quanto antes der entrada, melhor pra você. O prazo ideal é 1 mês antes do seu visto vencer, você dar entrada. O seu prazo máximo para envio de toda documentação são 15 dias antes para evitar qualquer tipo de erro e não correr o risco de não dar tempo deles receberem. Tem que chegar na imigração antes do seu prazo vencer.

Dei entrada na mudança do meu status, e agora?!

Agora é só você esperar. Dentro de uma semana após o seu envio, você deve receber uma carta da imigração como essa abaixo.

753A6258-610A-4E8F-BC32-982EC1A6CE9D

Essa carta não é o seu visto, ela apenas significa que a imigração recebeu todos os seus documentos e que o seu processo está em análise. Então você pode andar com essa carta junto com seu passaporte, caso você dirija e possa ser parado pela polícia, e com ela você prova que está aqui aguardando a aprovação da mudança do seu status. A minha aprovação demorou 4 meses, de algumas pessoas demoram 9 meses, as vezes até 1 ano.

Meu visto de estudante foi aprovado, e agora?!

Você vai receber o seu visto pelo correio, e você vai receber sua aprovação, conforme a minha abaixo:

content_id

Após o seu visto recebido, ele virá com a data que foi aprovado, e você tem 1 mês para se matricular na escola, ele vem com a data que foi aprovado e a data que irá vencer. Você é obrigado a se matricular na primeira turma mais próxima que estiver pra abrir, então irá na escola se matricular, pagará taxa de matrícula, taxa de material, a primeira mensalidade, fará um teste de nivelamento para que sua turma seja escolhida e começara a estudar.

Acredito que tenha ficado tudo muito bem explicado com todos os passos e tudo que é necessário para fazer essa mudança de status. Caso tenham dúvidas a mais, deixem nos comentários.

Você pode optar por estender o seu visto, o processo é parecido, só que mais barato e sem a escola. O ideal é pagar alguém que trabalhe com isso para fazer a extensão com tudo que você precisa preencher, o sponsor precisará comprovar apenas 7 mil dólares e você pode ganhar até 6 meses a mais. E poderá dar entrada no processo de extensão até 2 vezes.

Espero que tenha ajudado e sido útil pra vocês!

Até o próximo post,

Xoxo ❤

Um comentário em “Visto de estudante/Studant Visa – Tudo o que você precisa saber.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s