Mindfulness, o que?!

Eu tenho falado bastante sobre mindfulness nos stories nas últimas semanas, e quem me segue lá deve ter visto que o mês inteiro a minha leitura tem sido dedicada a essa prática que eu já faço tem uns meses pra cá, e tenho então estudado mais sobre seus benefícios e técnicas para adaptar no meu dia.

Vou te explicar:

  1. O que é Mindfulness?!
  2. Porque praticar Mindfulness?!
  3. Como começar a praticar o Mindfulness?!

A meditação existe na minha vida há mais ou menos 6 anos. Se naquela época eu soubesse sobre Mindfulness eu com certeza teria tido um caminho mais fácil e prático, pois como todo mundo, o meu primeiro ano foi de tentativas frustradas nesse lance de sentar e meditar, mas eu nunca desisti, e hoje estou aqui um ser super meditativo “haha”.

Mindfulness é também uma prática meditativa, sendo ela ATIVA.

Temos dois tipos de meditação, a meditação passiva, tradicional que todo mundo conhece apesar de talvez não entender muito bem como funciona, mas seria no geral a meditação onde nos silenciamos em um cantinho, sentados de pernas cruzadas, às vezes na posição de lótus ou na sua posição mais confortável! E o Mindfulness que é uma prática meditativa ATIVA. O que significa que você medita em movimento, trazendo a meditação para suas atividades diárias e corridas do dia a dia.

Essa prática consiste em primeiro lugar você ser um ser mais consciente, sendo assim praticar trazer a consciência das suas atitudes no momento em que as está fazendo! Seria basicamente vivenciar o tão falado presente o qual muitas vezes estamos nele apenas de corpo, mas a alma e a mente estão flutuando por aí sentindo dores do passado, ou sonhando e imaginando o presente, fazendo planos, pensando no que o fulano falou, naquilo que te magoou, no que vai fazer no final de semana, e assim seguimos o dia, pensando em todas essas coisas, muitas que não podemos resolver, então criamos ansiedades, transtornos, fazemos coisas que não nos damos conta de que as fazemos, depois joga sentimos frustrador, irritados e as vezes não sabemos nem o porque estamos tão chateado a, tão magoados, tão de mal humor! Isso porque fazemos quase TUDO sem o mínimo de consciência. Então parece um clichê, mas devemos mais do que nunca FOCAR no nosso presente. Mindfulness poderia ser resumido como ter FOCO, e viver o momento presente com consciência.

Parece tão simples quando falamos assim, né?

“Ah de for só pra focar no que eu estou fazendo, isso é ridículo, todo mundo consegue”.

Mas quando você se dispõe a entender mais o quanto é importante ter consciência e viver o momento presente e o quanto não fazer isso te torna um ser humano mais infeliz, perdido, sem foco, sem produtividade, um ser humano que está sempre se sentindo mal e não sabe o porque, e a vida vai passando, passando.. e parece que nada acontece. Porque não temos consciência da nossa vida, e nem dos nossos sentimentos.

O Mindfulness ele consiste em você observar também os seus sentimentos, entender que pensamentos virão para te tirar do foco, e você irá observá-los e deixá-los ir e então voltar para o seu momento presente. Às vezes nos sentimos triste e tentamos preencher esse sentimento ou vazio com coisas que façam isso passar ou você esquecer que aquilo está ali. Mas nunca vai passar enquanto não houver cura e para curar o que nos faz mal, para que a gente supere essa fase, para que tenhamos uma vida mais plena e alegre como todos desejam e buscam, precisamos sentir o que sentimos, observar, entender, e ter consciência do sentimento e o porque dele.

Acho que em tudo que eu disse já responde o porque do praticar o Mindfulness. A meditação ela é cientificamente comprovada que é a nossa liberdade e resposta da vida plena e feliz, comprova que podemos mudar a nossa mente a forma como enxergamos e vivemos através do exercício da nossa mente, assim como você exercita o seu corpo para atingir o resultado muscular que deseja, esse trabalho existe na nossa mente quando a estamos exercitando, e vamos trabalhando diferentes áreas do nosso cérebro. A meditação nos torna mais presentes, mais conscientes, mais felizes, com uma capacidade maior de produtividade e de realmente atingir nossos objetivos e sonhos com sabedoria, calma, paciência, e de entender que nem tudo o que queremos de fato é pra nós, através dela ativamos nossa memória, e até evitamos doenças.

Se convenceu da importância dessa prática? Eu recomendo um livro que ainda estou lendo, esse livro é inglês, mas tenho certeza que deve existir muitos livros em português com a mesma ideia que esse te propõe.

Eu entendo que muita gente tem dificuldade de fazer a meditação passiva, que ainda não consegue incluir um tempo em sua rotina dedicando tal importância como escovar os dentes, mas poder fazer tudo o que você já faz incluindo a prática do Mindfulness e ter grandes benefícios para uma vida mais feliz, parece ótimo, né?!

Em ambas as práticas meditativas, a meditação não tem nada a ver com você não pensar em nada, primeira coisa, elimine essa crença que te limita de começar a praticar algo em benefício próprio. Não adianta pensar em um corpo que não carrega uma mente saudável, porque não pensar em nada é impossível e também comprovado que não existe como. Temos milhões de pensamentos por dia, muitos deles que vivem nos sabotando, até porque todos os nossos milhões de pensamentos estão relacionados não apenas as nossas experiências, mas a situações que ouvimos e a nossa mente tem o poder de projetar algo que nem sabemos a real vericidade, mas criamos já algo na nossa mente que em meio a turbilhões de pensamentos essas projeções aparecem como se fossem reais e são só criações da nossa mente super criativa, nossos pensamentos são criados por filmes, histórias, tudo aquilo que passa por nossa visão é ouvidos. Crie seu círculo de pensamentos bons, deixe que projeções e julgamentos venham e os identifiquem dessa maneira, veja os indo embora porque não condizem com a realidade que você tem. Isso será possível exercitando o Mindfulness no seu dia a dia.

Como praticar o Mindfulness?!

No trânsito, no chuveiro, cozinhando, trabalhando, comendo, em uma conversa, ouvindo uma musica, fazendo exercício na academia, brincando com seu pet ou o pet de alguém, dando um bom abraço em alguém, escovando os seus dentes, assistindo um filme.

Você pode praticar com absolutamente tudo.

Perfeito obviamente seria acordar e estar consciente e vivendo o presente como tem que ser, todos os dias em cada uma de nossas atividades, seria perfeito! Mas é difícil e por mais que você venha anos praticando, você talvez até faça isso 100% do seu tempo, por um dia, mas no dia seguinte talvez seja apenas 80%. O que já faz toda diferença.

Então primeira coisa, abuse do MANTRA diário, para tudo que você fizer na vida:

– ORAI E VIGIAI.

Esse mantra te lembrará de todas as atitudes que vem tendo ao longo do dia, e o que você precisa parar de fazer ou fazer melhor. Pratique, coloque alarme no celular 1x no meio do seu dia, para que você se lembre. Estou no meu momento presente? Estou fazendo julgamentos? Estou me sentindo bem comigo mesmo?

Em seguida, para ficar mais fácil, escolha todo dia 3 atividades de todas as que você terá ao longo das suas 24 horas. Por exemplo:

Hoje, quinta-feira (exemplo):

  1. Terei 1hora vaga as 6hrs: praticarei Mindfulness colocando nesse tempo a leitura do livro que estou lendo.
  2. As 8 horas mais ou menos vou jantar: praticarei hoje o Mindfulness na hora do meu jantar, observando o que vou estar comendo, as cores, o cheiro, vou me sentar à mesa, vou comer devagar sentindo a comida na minha boca, mastigando devagar. No jantar de hoje então, não usarei telefone, não ouvirei música, não irei conversar com ninguém, não irei ficar pensando na vida, ou no que tenho para fazer amanhã. No jantar de hoje, vou de fato comer o que estou comendo, observar como meu corpo se comporta, quanto tempo eu realmente levo para comer, como me sinto depois. Sem pressa!
  3. Então antes de dormir, vou assistir um filme: Vou deixar tudo off, vou escolher o filme, observar sua história, cores, fotografia, as vozes dos atores, os detalhes da cena, vou me carregar para dentro daquele filme!

Que tal?!

Você pode escolher o momento que for tomar banho ou escovar os dentes, ou apenas o momentos que for lavar os pratos, ou quando for fazer seu checklist do dia seguinte. Escolha todo dia 3 por uma semana, e identifique como se sente!

Espero que tenham gostado de entender um pouco mais como o Mindfulness funciona, e se vocês realmente estiverem animados a começar e forem tentar, me contem seus progressos, em quais momentos usaram, como se saíram, e qualquer dúvidas, deixe tudo aqui nos comentários 🙂


Com amor ♥️

2 comentários sobre “Mindfulness, o que?!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s