10 caminhos para melhorar o seu sono.

Melhore a qualidade do seu sono através de dicas básicas criando uma rotina do sono, incluindo de pouco em pouco novos hábitos para ter um sono restaurador.

1) Se exercite regularmente encontrando o melhor exercício para o seu corpo. Exercícios beneficiam muito a qualidade da nossa vida, produzindo hormônios que fazem nosso corpo funcionar melhor em todo seu sistema.

2) Limite o seu consumo de cafeína. Lembrando que cafeína não está apenas presente no café. A cafeína é um estimulante que cada corpo metaboliza de uma maneira diferente afetando afetando no seu humor. O recomendado de cafeína diária é de até 250 miligramas por dia. Podemos encontrar cafeína em chás, cafés, sodas, chocolate e em alguns suplementos.

3) Limite a luz azul antes de dormir, que são encontradas em telas como televisão, computador e celulares. Essa luz pode ser super benéfica durante o dia porque ajuda a dar um boost no seu humor e atenção mas acontece o contrário a noite. O ideal é evitar telas de 2 á 3 horas antes de dormir. Os celular costumam ter uma opção “modo noite” que ajuda bastante manter ativo no período da noite onde essa ferramenta diminui a emissão de luz quente.

4) Cuide do seu ambiente de dormir criando um espaço calmo e aconchegante. Não tenha televisão no quarto, procure deixar o ambiente bem escuro na hora de dormir e durante a noite. Mantenha uma temperatura agradável e use travesseiros e roupa de cama que você considera confortável. Reduza barulhos de eletrônicos, ventiladores etc, e use essências como lavanda que ajuda a acalmar e trazer conforto para o sono, podendo usar como spray na roupa de cama e travesseiro que ajuda a inalar enquanto dorme ou em difusores.

5) Preste atenção nos horários das suas refeições, seu corpo tem um relógio que conhece o seu ritmo cardíaco e e responsável por todo o processo biológico das suas células que impactam nos níveis hormonais do sono e também é sincronizado com a luz do dia.

6) Coma bem! O que não é novidade pra ninguém. Esteja longe de comidas processadas, incluindo açúcar – essa é a chave. Comer em equilíbrio com gorduras saudáveis e proteína de qualidade (sendo de animais ou plantas), fibras vinda das frutas e vegetais e grãos inteiros, todos podem ajudar a ter um sono efetivo com descanso verdadeiro.

7) Use suplementos apenas se precisar. A Melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal que regula nosso ritmo cardíaco, o que fala para nosso corpo quando dormir e quando acordar. A melatonina se tornou um suplemento bem popular por regular o sono, mas isso pode ajudar a falar para o nosso corpo que é hora de ir dormir, o que na verdade não faz necessariamente o seu corpo dormir. E lembre que todo suplemento deve ser consultado com seu médico sobre se ele é o certo para você. Temos também o magnésio que é tão popular quando a melatonina para ajudar a regular o sono, mas assim como a melatonina suplementada, isso não faz você de fato ou necessariamente dormir. O magnésio ajuda a relaxar as tensões dos músculos e acalmam a ansiedade. Ambos podem ajudar a dormir melhor.

8) Use a meditação e técnicas de respiração. Se você não medita, talvez seja hora de começar. A meditação com foco na sua respiração trás a sua atenção para o presente e isso pode ajudar a você quebrar o padrão negativo e pensamentos estressantes. As técnicas de respiração que encontramos na meditação e yoga ajudam o corpo a relaxar, reduzir a ansiedade, a controlar seus desejos e ajuda a dormir. Que tal começar tentando – Inspire contando até 4 então segure sua respiração até 7 e então expire seu ar por 8 – repita essa sequência por ao menos 4 vezes com atenção plena. Use a técnica sempre que se sentir ansiosa (o) e se possível faça durante o dia algumas vezes como prática.

9) Crie o seu melhor horário para dormir com uma rotina antes desse horário, criando ações todas as noites antes de dormir. Vá implementando uma ação e rotina nova a cada semana, e tente realizar por 1 mês e então perceber o seu corpo. Se for atraente faça um diário da sua rotina e sono até que vire um hábito que melhor se encaixa com você.

10) Seja gentil consigo mesmo!! Não se force a ter que ficar até tarde para terminar o último capítulo do livro, ou ter que ficar em um jantar com amigos ou se dar tantas obrigações. Ninguém é perfeito e precisamos viver nossas vidas, nos tornando presente com hábitos melhores para preservar a qualidade do nosso sono.

Uma simples rotina com mais consciência pode ajudar muito na qualidade do nosso sono. Principalmente em períodos onde estamos mais atarefados ou estressados, precisamos observar o que estamos comendo, em quais horários, como estávamos nos sentido na noite anterior antes de dormir, e devemos aprender a fazer perguntas a nos mesmos pela manhã para entender os caminhos para onde nossa saúde integral está indo. Corpo, mente e espírito.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s